#222
BIBLIOGAMERS
U
ma semana para a criação e a projecção do gaming. O BIBLIOGAMERS é um projecto composto por diversas iniciativas, distribuídas ao longo uma semana, dedicado à temática dos videojogos, numa perspectiva lúdica e informativa. Temos procurado associar a popularidade dos videojogos à necessidade de dar a conhecer e de explorar o território de Marvila. Apostando quer na variante artística, quer na escrita e na programação lançámos desafios para a criação de videojogos. Uma Game Jam foi o ponto alto de um programa variado e comprometido com a necessidade de explorar o universo do gaming. De igual modo explorámos novas áreas de intervenção tradicionalmente não associadas ao leque de serviços prestados por bibliotecas e de (re)configurámos a imagem que se projecta sobre este território. Este programa tem lançádo a discussão sobre que território poderá ser a Marvila daqui a uns quantos anos. Em 2019, na segunda edição, 9 equipas competiram na elaboração de videojogos em menos de 48 horas. No final 3 foram premiados, mas ficámos com 9 possibilidades de videojogos onde Marvila estava plasmada como território para a acção. Poderão os videojogos terem uma palavra a dizer neste desafio de transformar um território?
Não menos importante, com o BIBLIOGAMERS, a Câmara de Lisboa, apresenta mais um espaço de promoção das indústrias nacionais, neste caso, a dos videojogos. Este sector, em franca ascensão, já contribui para a criação de emprego, sob a forma de numerosas startups. Dar-lhes visibilidade é uma forma de aumentar as suas hipóteses de sucesso, ao mesmo tempo que se promove a produção nacional e o crescimento do seu potencial de empregabilidade, o que, em última análise, constitui uma das formas mais importantes de serviço público. Indo ao encontro dos próprios interesses de grande parte dos jovens residentes na freguesia, mas não só, queremos com este evento construir um diálogo e pontes com esta indústria, colocando a freguesia e a Biblioteca numa linha de actuação própria e pertinente. Queremos ainda reflectir com os próprios quanto a esta componente artística e de lazer, promovendo a futura instalação de um polo permanente de gaming na Biblioteca, certamente com a parceria de muitos dos que se juntaram a nós.
|
Oficina
Direção Artística
Público-Alvo
Jovens |
Promotor
Biblioteca Municipal Marvila/ Câmara Municipal de Lisboa/ Divisão da Rede de Bibliotecas/ Direção Municipal de Cultura Parceiros Universidade de Lisboa Agrupamento de Escolas D. Dinis Bapa Dreams Prime Makers Associação Elemento, Nostálgica Junta de Freguesia de Marvila |