#197
ENTRANÇAR A TERRA E O MAR
E
m Mira coexistem a orla atlântica, as lagoas e a terra arenosa, as quais geraram tradições muito próprias.
Para honrar estas realidades do concelho, o núcleo do PNA do Agrupamento de Escolas de Mira, o Museu do Território da Gândara, o artista plástico Carlos Lourenço, o poeta angolano Zetho Cunha Gonçalves e Raja Litwinoff, da editora Falas Afrikanas, uniram esforços para dinamizar as atividades “Caretos” e “De saco cheio”, as quais irão “entrançar a terra e o mar”.
Assim, no âmbito de “Caretos”, os alunos irão recriar a “Campina”, a máscara ritual dos Caretos da Lagoa de Mira, e tomar contacto com a simbologia das máscaras africanas.
No espaço de “De saco cheio”, serão convidados a fazer totens e outras representações plásticas com o lixo recolhido no areal da praia. A culminar este trabalho, de 27 a 30 de março, haverá um ciclo de palestras e oficinas sobre a máscara africana; no dia 11 de maio, terá lugar o “Festival Arte e Bem-estar”, com workshops abertos à comunidade.
|
Oficina
Direção Artística
Público-Alvo
Todas as idades |
27 março a 30 março 11 maio
Promotor
Agrupamento de Escolas de Mira Parceiros Museu do Território da Gândara Câmara Municipal de Mira Programa de Educação Ambiental Bandeira Azul |