#502
Ontem, Hoje e Amanhã: olhar em Perspectiva(s): DRCAlentejo na Bienal
O
lhar em Retrospectiva significa Re-Ver, Re-olhar, Reflectir a partir das premissas da Bienal, com múltiplas parcerias, a DRCAlentejo apresenta as seguintes acções:
Projecto Sensibilização para a Educação Patrimonial da DRCAlentejo, na 10ª edição – 5 Acções de Arqueologia Pública sobre a Pré-História, orientadas pela Ebora Megalithica, com início a 27 de Abril. Dirigidas a turmas do 4.º ano do Ensino Básico, do concelho de Évora: Visita guiada por arqueólogos ao Cromeleque dos Almendres, seguida de aula prática ao ar livre, no espaço exterior do Centro Interpretativo, lecionada por arqueólogos com o recurso a materiais, estruturas e tecnologias dos diferentes períodos da Pré-História.
• Apresentação Pública de vídeos sobre património cultural afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo, acessíveis a públicos alargados, no Palácio D. Manuel, dia 3 de Maio. Partindo da premissa do PNA “Múltiplas linguagens e inclusão”, realizar-se-ão duas acções com a presença de turmas de alunos surdos, representantes da Associação de Surdos de Évora, parceiros envolvidos no projecto do Templo Romano, e imprensa - em que são apresentados, no contexto da temática da inclusão:
Vídeos de divulgação de sítios - A DRCAlentejo e a Associação de Surdos de Évora co-produziram uma série de vídeos para divulgação de património cultural sob a nossa tutela, que visam tornar este património acessível a um maior número de cidadãos. Realizados por Pedro Barral, incluem locução em voz-off, legendagem e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Material acessível sobre o Templo Romano – encontram-se visíveis à entrada do Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio D. Manuel. A DRCAlentejo colaborou com a Accessible Portugal, Município e Entidade Regional de Turismo, para a realização destes materiais.
|
Património
Curadoria
Público-Alvo
Crianças e Jovens |
Promotor
Accessible Portugal CM Évora DRCAlentejo Parceiros Ebora Megalithica Associação de Surdos de Évora |