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PEDAGOGIA: A ABORDAGEM DE ELVIRA LEITE
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oi por reacção à decepção e desalento latente a um dos bairros mais pobres da cidade do Porto — alheio aos programas de qualificação das suas habitações e sem acesso a espaços comunitários — que Elvira Leite convidou as crianças que nele viviam para uma acção de descoberta participativa e fundamentalmente autodidacta que se prolongou ao longo de um ano.
O seu método privilegiava o diálogo, a liberdade de escolha pelo desenho, a pintura ou o teatro afirmando a imaginação e a quebra de convenções como uma posição artística válida.
Os desenhos-jogos, aqui entendidos como pedagogia e cultura, foram sendo apropriados e activados nas acções de rua, passando a fazer parte da linguagem e da aprendizagem que se fazia a partir desse lugar e reclamando como prioridade a descoberta da sua identidade e o conhecimento e valorização das suas histórias.
Este Colóquio pretende debater as problemáticas da Educação Não Formal, as mudanças sociais, a liberdade e a importância do brincar.
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Conferência e debates
Direção Artística
Público-Alvo
Professores e Educadores |
03 junho
Promotor
Fundação Cecilia Zino Parceiros Plano Nacional das Artes |